O dia do Pai #1

Filha,

Foi no dia do pai que te sentaste pela primeira vez. Pelo menos que tivesse visto, já que agora sou uma mãe presente apenas das 17.30 às 07.00. Mas sentaste-te. Como se nada fosse, ali, no muda fraldas, depois do rabinho fresco. Sentei-te e tu, lá ficaste, a abanar, periclitante, mas firme na tua decisão de ser "mais velha". Fiquei louca de alegria! Cada pequeno desenvolvimento teu é uma lufada de felicidade inexplicável. Para celebrar esse dia, o do pai, a mamã ofereceu ao papá um fim de semana no Mubanga Lodge, sabes qual é? Aquele onde fomos quando ainda estavas na barriga da mamã. És capaz de não ter visto grande coisa nessa altura, pois, eu compreendo mas desta viste e foi com olhos de ver. Bem arregalados, deslumbrada com tanta natureza junta. Tanto verde! Bambis e perus que passeavam alegremente! Foi giro não foi filha?

Photo: Matilde em "Uma aventura no Mubanga"

A parte chata é o chegar, o ir embora e os mosquitos infinitos.O chegar, amarinhando pela estrada de Viana acima - que é uma das estradas mais perigosas de Angola, onde morrem pessoas atropeladas e isso. O ir embora, pela mesma estrada da morte, caminho contrário com a agravante de ser à noite. Uma mãe no banco de trás do carro, de mão dada com a filha, de olhos postos na estrada, aos berros com o pai que fazia ultrapassagens malucas - com o pai quando na verdade queria era berrar com isto tudo, mais este país, mais estas animalidades no trânsito, gente que surge de todo o lado, camiões com rodas do tamanho de carros, tudo a atirar-se para cima de nós e eu a unica coisa que podia fazer era agarrar-te na mãozinha com força. Cheguei ao Mubanga cheia de dores de ir toda contraída. Cheguei a casa cheia de dores de estômago do stress que apanhei. Mas tirando isso, tudo jóia.
Depois os mosquitos infinitos também é chato, dado que são cerca de três mil milhões deles, cada um de sua espécie, todos prontos para afincar o dente na tua pernoca. Ah, mas isso era se eu deixasse. Foste tão besuntada de repelente que nem um se chegou a ti. Malvados. Mas claro que disfrutar no jantar é mentira, que tu choramingavas de sono e não querias ficar no ovo debaixo da abençoada rede mosquiteira, e choramingavas de calor e eu tive que te tirar as calças, e choramingavas de sono e querias colo e eu peguei em ti e fiquei alí feita polícia dos mosquitos a proteger-te com afinco.

Mas foi bom, não foi bebé? Tu gostaste que eu vi. Já estás uma senhora, connosco à mesa e mesmo a chatear toda a gente para aquecer biberões e sopas e águas para papas e ser esta enorme logística em que levamos mais coisas para ti do que para nós...é tão bom passear contigo!

Comentários

  1. Acho muito perigoso arriscar e ir nessa estrada para mais com um bebe. Nem pensar eu não ia nunca!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares