Da creche

O assunto creche é um assunto que confesso desde já que me preocupa um bocado e podia fazer já aqui um gráfico lindo com pontos fortes e oportunidades de melhoria, mas vou deixar isso para os meus diagnósticos, que é lá que devem ficar.

Eis os 13 factos aleatoriamente escrevinhados sobre a creche:

Facto 1 - O pediatra (e mais uma quantidade de pessoas) dizem que a creche não é urgente antes dos três anos de idade altura em que a socialização passa a ser - aí sim - um factor imprescindível.

Facto 2 - Vivemos em Angola, sítio de doenças tropicais (que me assustam tanto que a água lá de casa é filtrada, a Matilde não come legumes sem serem previamente cozinhados, ando sempre com o creme dos mosquitos na mala quando saímos, a Matilde não come fora de casa).

Facto 3 - Na creche não controlo as doenças malucas que os outros putos têm e que podem passar à minha filha.

Facto 4 - A aprendizagem imunológica é importante, mas desde que sejam constipações, que Febre Tifóide não é doença gira de se ter no cadastro.

Facto 5 - Sinto que a minha filha apanha grandes secas em casa e quando saio para o trabalho chora baba e ranho - acredito que não só por eu me ir embora mais mais por eu me ir embora sem ela.

Facto 6 - Muitas crianças em Portugal também não vão à creche e passam os dias com os avós.

Facto 7 - A minha babá, que é um amor - acredito eu, apesar de às vezes me passarem loucuras pela cabeça, do tipo, será que é mesmo um amor, mas acho que isso é normal, não? - não é nenhuma educadora, e passa muito bem  a ferro, é verdade, mas não está ali a educar a minha filha - apesar de eu a obrigar virtualmente a ler-lhe livros ou brincar com ela, acho que a minha filha vê mais canal Panda do que devia.

Facto 8 - A minha babá mima a minha filha, é indicutivel. Se calhar até mima demais - tem medo que nós, os pais, nos zanguemos porque a Matilde chorou. Mima demais? Mima de menos? A minha babá não é avó. O amor dos avós é muito, mil vezes mais, incondicional.

Facto 9 - A minha babá liga aos fins de semana a saber da Matilde, como eu ligo duas vezes durante os dias de semana.

Facto 10 - A minha filha mimetiza comportamentos. Portanto, entre outras coisas, a minha filha pega em toalhitas dodot, anda a limpar as paredes e é fã do balde da esfregona.

Facto 11 - Há creches boas aqui onde eu vivo, porque são. Com método de ensino português, com educadoras portuguesas, com tudo português.

Facto 12 - As creches são caras pra burro, ouch - se bem que isso é o que menos me importa, não há dinheiro que não valha a educação da minha filha.

Facto 13 (talvez o mais importante) - Sinto que a devo por na creche.

Posto isso, que me aconselham, estimados leitores? Ajudem esta mãe que coitada, não sabe o que há de fazer - ou até sabe, mas quer opiniões.


Comentários

  1. Ja sabes o que acho... Porque não te juntas com mais 4 mães e contratam uma educadora que fica em casa? E vão rodando entre as casas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que essa é uma solução complicada em termos logísticos :/

      Eliminar
  2. O Guilherme continua em casa e continuará até fazer 3anos em setembro, altura que entrará (se tudo correr bem) para o São Francisco de Assis. Como penso na maioria dos pontos como tu, optei por resguarda-li um pouco mais! Mas o Gui já come (e muitas vezes é de tudo!!) fora de casa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é uma alternativa - S Francisco de Assis aos 3 anos.. Obrigada Pitú!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares