A Sunday well spent brings a week of content

Acordo de mansinho, enquanto a luz morna da manhã invade a penumbra do quarto. Abro um olho e depois o outro, espreguiço as pernas no algodão branco dos lençóis e olho para o lado: ele ainda dorme.

Levanto-me devagar e dá sinal "que horas são?", "nove e meia", "só?" e levanta-se também. Vou ver a nossa filha que dorme mas pressente a minha presença. Acorda, equilibra-se na cama, estende os braços, despenteada, e beijo-a repenicadamente "bom dia bebé, dormiste bem?". O ritual dos domingos de manhã, cá em casa, é sem pressas e desfrutado com amor. O pequeno almoço é substituído por um brunch - nome pomposo para panquecas, fruta, sumo e ovos mexidos - dispostos na mesa de centro na sala, sentados no sofá a ser família.

Está um calor abrasador e um sol a pique e a casa fresca desconvida a qualquer actividade que não ficar a rebolar no sofá, mas a piscina cintila ao sol lá em baixo e vamos que a miúda não se controla quando ouve a palavra mágica: pishia, pishia! Vamos. Toneladas de protetor solar, quinhentas horas de molho na agua quente, muitos meninos para brincar, pais felizes, bebé extasiado que adora água, seja no copo ou na piscina.

O almoço é tardio com convém. Os pais depenicam na sopa preparada pela Xanda, o bebé almoça com pompa e de barriga cheia começa a encostar-se às almofadas - "tem sono" - dormiu, ela três horas, a mãe cerca de uma e o pai diz que não (mas eu não acredito).

A tarde passa-se na tranquila lanzeira domingueira, até ao por do sol africano, esse que não há igual, de cores quentes que escorrem pelos cortinados semi-cerrados ainda em missão proteger do calor. Começa a azafama de banhos, de preparar jantares - receita nova, uma delicia, tenho que partilhar! - dar jantares, comer jantares e ficar a namorar no sofá, com esta minha família que me deixa tão feliz.

Agora já se dorme cá em casa. O domingo faz-me bem. E este foi o domingo em que ganhei, pela primeira vez, um beijo da minha filha, um beijo inesperado, que ela me deu, sem eu pedir, porque se lembrou. E isto, meus caros, culminar o meu dia com este beijo, é revigorante, enche-me de energia, de amor. Estou pronta para a segunda-feira.





Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares